Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

7 mitos sobre a diabete

Conheça 7 mitos sobre diabetes

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença e ainda há muita lenda correndo solta por aí

Publicado em 05/02/2013
Beatriz Levischi - Edição: M de Mulher


Foto: Getty Images
Conteúdo ANAMARIA


1) Todo diabético é obeso. O diabetes tipo 1 acomete jovens, geralmente nas primeiras duas décadas de vida, e não tem relação com o peso. Também existem pacientes com o tipo 2 da doença que são magros, cujo organismo possui resistência à insulina por fatores genéticos ainda desconhecidos.


2) A aplicação de insulina causa dependência química. Não se trata de dependência química, mas de necessidade vital. Sem insulina, muitos pacientes morreriam. Isso não significa que eles sejam viciados na substância.

3) Produtos diet e light estão liberados. Nem sempre. No caso dos diet, é preciso checar se são mesmo indicados para dietas com restrição de açúcar (existem produtos diet para pessoas que não podem ingerir sódio ou proteínas, por exemplo) e se eles não têm alto teor de carboidratos ou gordura saturada, que também devem ser evitados. Os produtos light não são obrigatoriamente livres de açúcar ou de qualquer outro nutriente. Eles podem ter apenas um teor reduzido. Por isso, qualquer consumidor, e principalmente quem sofre de diabetes, deve sempre checar a tabela nutricional presente
na embalagem dos alimentos.

4) Comer muito doce provoca a doença. O hábito de comer açúcar demais (além de gordura e carboidratos), a hereditariedade e a falta de atividade física são fatores de risco para diabetes do tipo 2.

Não dá para apontar apenas os doces como culpados.

5) A doença faz parte da velhice. A ocorrência de diabetes tipo 2 aumenta com o decorrer da idade, o que não significa que todo idoso será diabético. E hoje em dia crianças e jovens têm desenvolvido a enfermidade cada vez mais cedo, pelo fato de não exercitar o corpo e comer produtos com excesso de açúcar, carboidratos e gordura.

6) Diabéticos não podem beber álcool. O consumo de álcool é permitido, mas deve ser feito com cuidado: de forma moderada e nunca de barriga vazia, para não provocar hipoglicemia (queda na taxa de açúcar no sangue). Evite bebidas com açúcar.

7) Diabéticas não podem engravidar. As diabéticas só precisam manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos para não engordar demais e seguir com rigor as orientações do médico sobre
as formas de controle dos níveis de glicose no sangue.

Fonte: Alex Leite, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz

2 comentários:

  1. Muito importante este texto, gostei demais,estes mitos tem que ser derrubados. Abraços querida amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim apesar de não ter ninguem conhecido com esta doença,procuro auxiliar divulgando sempre algo sobre esses assuntos,que para muitos ainda são considerados tabu.abraços

      Excluir