Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Benefícios do Açaí



Resumo

Açaí: planta medicinal com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é feito através da culinária e seu uso externo em produtos cosméticos.

NomesNome em português: Açaí (açaí-do-pará, açaizeiro, assai, juçara, piná, palmito)Nome latimEuterpe oleracea Mart
Nome inglês: Acai palm; acai berryNome françêsAçaï

Nome alemãoAcai
Nome Italiano: Acai
FamíliaArecaceae


Informação Nutricional

Açaí Puro
(valor nutritivo por 100g)[16][17]
água: 48,0gresíduos totais: 1,58 gfibras: 16,9 gvalor energético: 247 kcal
proteínas: 13 glípidos: 17 gglícidos: 1,5 gaçúcares simples: 1,5 g
oligoelementos
potássio: 932 mgmagnésio: 174 mgfósforo: 124 mgcálcio: 286 mg
sódio: 56,4 mgzinco: 7 µgferro: 1,5 µgcobre: 1,7 µg
vitaminas
vitamina C: 0,01 mgvitamina B1: 11,8 µgvitamina B2: 0,32 µgvitamina B3: 1738 µg
vitamina B5: 1389 µgvitamina B6: 257 µgvitamina B9: 0 µgvitamina B12: 0 µg
vitamina A: 146 UIretinol: 0 µgvitamina E: 2,07 µgvitamina K: 20 µg
Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),[16] também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física). A antocianina, pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, possui grande capacidade de combate aos radicais livresmoléculas que destroem as células sadias do nosso corpo.



INFORMAÇÕES
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.
A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.
Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.
O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.
As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.
As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).



Constituintes - Açai propriedades - Açai beneficiosÁcido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódiopotássiocálciomagnésio, ferrocobrezincofósforovitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.
Partes utilizadasFrutos, casca, raiz, palmito, amêndoas
Efeitos do açaíSaciedade, adstringente, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, depurativo, favorece a circulação sanguínea, melhora as funções intestinais, aumenta o nível de bom colesterol bem como diminuí o nível de colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética, antioxidante, cicatrizante, fonte de ferro. 
Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação.

Indicações do açaíDiarréiaanemia, vermes, falta de energia, hemorragia, envelhecimento precoce, prevenção de doenças (cardiovasculares e câncer), anti-hipertensivo, disfunção erétil, dieta alimentar, infecções, auxilia tratamentos de doenças do fígado como: icterícia e cirrose.
Efeitos secundários do açaíDevido a seu alto valor calórico pode ocasionar aumento de peso se ingerido rotineiramente em grandes quantidades.
Contra-indicações do açaíDesconhecemos

Interações do açaíDesconhecemos

Preparações à base de açaí Uso interno- Decocção das raízes

- Vinho ou suco da polpa do fruto
- Sorvetes, doces, geléias, polpa pura, ou com farinha
- Palmito cru
- Cápsulas

Uso externo- Palmito em forma de pasta

- Óleo das amêndoas do fruto
- Cosmético: Sabonetes, xampus, óleos para o corpo e cremes.


Onde cresce a açaizeiro ?O açaizeiro, como é chamada a árvore do açaí, apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura. Nasce em touceiras, ou seja, de uma mesma raiz crescem vários pés e trata-se de um arbusto perene, originário da floresta tropical Amazônica, atualmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.


Quando colher o açaí ? A produção ocorre o ano inteiro, mas devido à diminuição das chuvas, a safra maior acontece entre agosto e dezembro, quando os frutos estão pretos e opacos.
Observações A poupa do açaí apresenta sabor forte, marcadamente ácido.

O açaí geralmente é comercializado congelado, pois por possuir muitos lipídios, fermenta rapidamente em temperatura ambiente (aproximadamente 24 horas).


Devido a seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano o açaí é atualmente referido como superalimento.


Fonte:
http://www.criasaude.com.br/N6833/fitoterapia/acai.html

http://www.suapesquisa.com/frutas/acai.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/açaí




Nenhum comentário:

Postar um comentário