Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dicas para conservar alimentos na geladeira


Dicas para conservar alimentos na geladeira
Um dos eletrodomésticos mais comuns e obrigatórios em qualquer casa é a geladeira. Mas utilizá-la corretamente vai além de apenas colocar os alimentos lá dentro. A refrigeração entre 2ºC e 7ºC inibe o aparecimento de muitas bactérias que iniciam o processo de deterioração dos alimentos. Separamos algumas dicas para vocêprolongar a validade dos produtos armazenados.
Respeite sempre o prazo de validade impresso na embalagem. A data é indicada com base em estudos de deterioração do produto, e muitas vezes ignorar esse aviso pode causar problemas como intoxicação alimentar.
Manter os alimentos em recipientes bem fechados ajuda a protegê-los das bactérias que outros alimentos possam conter.
Existe um lugar correto para cada tipo de alimento na geladeira:
  • Frutas e legumes devem ficar na gaveta inferior, pois é a parte mais fria da geladeira. O indicado é que sejam armazenados por no máximo sete dias.
  • Carnes e peixes ficam mais bem conservados na prateleira logo acima da gaveta, pois ali a temperatura é mais baixa. Dois dias é o limite para que o alimento comece a perder suas propriedades nutritivas.
  • Laticínios – queijos, leite e iogurtes – devem ficar logo acima das carnes. De modo geral, devem ficar armazenados por até três dias, mas esse tempo varia de acordo com o tipo de queijo ou iogurte.
  • Outros alimentos podem ficar nas duas primeiras prateleiras da geladeira ou em lugares indicados, como aquele especial para os ovos.
Alimentos que serão congelados podem ser separados em pequenasporções e embrulhados em papel alumínio; assim fica mais prático na hora de descongelar. É importante também preparar os alimentos para serem congelados:
  • Retire ossos, tendões e gorduras das carnes;
  • Limpe e escame peixes;
  • Lave bem as hortaliças.
É importante lembrar que os alimentos devem estar em temperatura ambiente antes da refrigeração, assim você não prejudica o sabor do alimento nem corre o risco de danificar a geladeira.
FonteDicas para conservar alimentos na geladeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário